Joana Peres é bailarina, coreógrafa, artista plástica, educadora artística e pesquisadora em danças africanas.
É uma apaixonada pela possibilidade de aproximar as pessoas dos seus corpos através do movimento e da arte e das sabedorias ancestrais.
Tem desenvolvido um percurso multidisciplinar entre diferentes linguagens corporais e contextos artísticos, refletindo e questionando o lugar das expressões Africanas no tecido cultural ocidental.
Nascida em Portugal em 1977, licenciou-se em Belas Artes- Pintura na FBAUP.
Realizou grande parte da sua formação em dança em África, Guiné Conacri e Senegal. Conciliou estas formações com outras práticas como Capoeira, Yoga, Tai Chi Chuan, Design Life/ Tamalpa Institute.
Coreógrafa e diretora artística da Allatantou Dance desde 2006, criou inúmeros espetáculos como “Liberté” e “Konkasser”. Enquanto intérprete destacam-se os solos: “Palea”, "G" e “Matogoma”. Recentemente desenvolve “De Corpo Fechado_ Conferências Dançadas, uma performance transdisciplinar.
Nos últimos 14 anos tem vindo a desenvolver o seu próprio método, MAE_Movement of African Expression, com o qual tem vindo a trabalhar no Brasil, Bélgica, Alemanha, Itália, Espanha, Inglaterra e Guiné Conacri.
Bolseira do Programa Criação Dança da Fundação Calouste Gulbenkian, coreografando o espetáculo Mwama Birin Afa, com a companhia guineense Les Ballets de Matam, Conacri em 2012/13.